O eurodeputado estoniano e ex-general Riho Terras defendeu que os países da União Europeia possam comprar armas fora do bloco, desde que obtenham as melhores capacidades pelo menor custo. A posição contraria a estratégia de priorizar equipamentos fabricados na Europa.
Durante um debate sobre o aumento dos gastos em defesa, Terras afirmou que a indústria europeia ainda não consegue produzir na quantidade, velocidade e qualidade necessárias para ampliar rapidamente as capacidades militares. O encontro foi realizado na cúpula Euronews Defence & Space e teve mediação de Shona Murray.
Também participaram Hannah Neumann, eurodeputada do grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia; Camille Grand, secretário-geral da Associação das Indústrias Aeroespaciais, de Segurança e Defesa da Europa; e Lorena Boix Alonso, diretora-geral adjunta da Direção-Geral da Comissão Europeia para a Indústria de Defesa.
Os participantes concordaram sobre a necessidade de elevar os gastos militares, mas divergiram sobre os meios para alcançar a meta de investimento equivalente a 5% do PIB, definida pela NATO no ano passado.
Grand disse que a indústria europeia precisa apoiar a Ucrânia, recompor estoques militares e estimular a inovação ao mesmo tempo. Ele também afirmou que décadas de baixa despesa ampliaram a diferença na capacidade militar. Como exemplo, declarou que a Alemanha teria gasto mais 400 bilhões se tivesse mantido despesas de defesa de 2% nos últimos 20 anos.
Produção europeia e opinião pública
O plano Readiness 2030, apresentado pela Comissão Europeia no ano passado, prevê um pacote de empréstimos de 150 bilhões de euros para apoiar a produção de equipamentos estratégicos, como sistemas de defesa aérea e antimísseis, artilharia, mísseis, munições e sistemas antidrones.
O programa exige que pelo menos 65% dos componentes militares elegíveis para financiamento sejam de origem europeia. Os países da UE, porém, ainda divergem sobre a aplicação da expressão Made in Europe em outra legislação industrial. Os Estados Unidos alertaram que essas regras podem afastar aliados da NATO.
Neumann defendeu o fortalecimento da capacidade industrial de defesa do bloco, com prioridade para projetos entre diferentes países e uma estratégia comum. Segundo ela, 27 Estados-Membros não conseguirão formular uma visão abrangente se atuarem separadamente.
O debate também tratou da dificuldade de obter apoio popular para o aumento das despesas militares. Terras afirmou que parte da população europeia não considera iminente a ameaça da Rússia e citou diferenças de percepção entre os países do norte e do sul da UE. Ele disse que as pessoas na Espanha não acreditam nessa ameaça e criticou a recusa do governo espanhol em elevar os gastos de defesa para 5% do PIB.
Neumann pediu que o financiamento do setor seja discutido de forma mais aceitável para os cidadãos. Ela questionou os lucros das empresas de defesa e afirmou que, caso não seja encontrada outra abordagem, será necessário discutir um imposto extraordinário sobre essas companhias.







