São José dos Campos, Sexta-feira, 2 de outubro de 2026
Mundo

Protestos em liceus franceses têm confrontos, incêndios e bloqueios

Polícia registrou 340 ações e 169 bloqueios; governo convocou uma célula de crise diante da escalada dos incidentes.

Protestos em liceus franceses têm confrontos, incêndios e bloqueios

O movimento de estudantes do ensino secundário se intensificou na França nesta quinta-feira, 1 de outubro, com bloqueios em várias cidades, confrontos com forças de segurança, danos a estruturas e incêndios. Dados da polícia indicavam, durante a manhã, 340 ações diante de liceus e 169 bloqueios.

Na região da Île-de-France, mais de 200 estabelecimentos foram afetados. Cerca de 50 registraram violência, confrontos ou destruição. Em Lille, manifestantes viraram caixotes de lixo, lançaram objetos e danificaram mobiliário urbano. A polícia usou cargas e gás lacrimogêneo para dispersar os participantes.

Também houve confrontos em Paris e em municípios da Île-de-France. Desde o início da semana, centenas de pessoas foram detidas, principalmente menores. Três investigações foram abertas pela Inspeção-Geral da Polícia Nacional após ferimentos registrados durante bloqueios.

Em Tours, um aluno do ensino médio ferido na cabeça na quarta-feira foi hospitalizado. A procuradora afirmou que as lesões eram “compatíveis” com o impacto de um projétil do tipo LBD.

Incêndios e reivindicações

Em Nantes, um incêndio atingiu o saguão do liceu Nelson Mandela, danificando a entrada e parte da fachada. A vice-diretora disse que o fogo provavelmente foi provocado, mas que a origem exata ainda não havia sido determinada. Não houve registro de feridos, e a escola deveria permanecer fechada por vários dias.

Em Marselha, funcionários do liceu Victor-Hugo foram atingidos por gasolina lançada por pessoas que atacavam contêineres. Em outro estabelecimento da cidade, jovens atacaram um veículo dos bombeiros que havia ido apagar um incêndio e depois atearam fogo ao caminhão.

Os estudantes reivindicam mais professores, substituição de docentes, turmas menores, melhores condições nos prédios escolares e mais recursos. O movimento começou na região parisiense após problemas na substituição de professores e se espalhou gradualmente pelo país.

Na quinta-feira, estudantes universitários também aderiram aos protestos. A Union étudiante informou que cerca de trinta campi estavam bloqueados. Em algumas regiões, colégios também foram afetados.

Governo reúne ministros

Diante da multiplicação dos incidentes, o primeiro-ministro Sébastien Lecornu convocou uma célula de crise interministerial no Ministério do Interior. Ele pediu aos ministros que cancelassem ou adiassem viagens oficiais previstas para os próximos dias, para que as autoridades locais concentrassem recursos na gestão da mobilização.

O governo afirmou, por meio de Matignon, que os serviços de inteligência consideram o movimento uma “manobra organizada pela LFI e pelos seus ‘proxies’ da ultra-esquerda”. A França Insubmissa rejeitou a acusação por meio de Jean-Luc Mélenchon.

O ministro da Educação Nacional, Édouard Geffray, propôs na quarta-feira uma plataforma de diálogo com estudantes do ensino médio. Na quinta-feira, anunciou que as aulas poderiam ser realizadas a distância em escolas bloqueadas ou danificadas quando as condições de segurança impedissem a presença dos alunos. “A violência não privará os nossos alunos do seu direito fundamental à instrução”, escreveu na rede X.

Marine Le Pen acusou a França Insubmissa de estimular os protestos e afirmou que a mobilização já não correspondia apenas a uma contestação de estudantes, mas a motins organizados por profissionais e acompanhados por deputados da LFI.

Texto produzido pela Redação Fato Aberto com apoio de inteligência artificial a partir de fontes públicas, com revisão editorial. Erros? Fale conosco.

Receba nossa newsletterUma seleção diária, direto na sua caixa de entrada.

As mais lidas

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5