O presidente da RTVE, José Pablo López, defendeu que a Espanha mantenha o boicote ao Festival Eurovisão por causa da participação de Israel. Ele afirmou que considera “profundamente doloroso” que a emissora pública israelense continue elegível enquanto persiste a crise humanitária em Gaza.
López disse que pedirá ao conselho de administração da RTVE a manutenção da saída espanhola da competição. A decisão final está prevista para meados de outubro. Em depoimento a uma comissão do Senado, nesta terça-feira, ele repetiu que a participação israelense ocorre “apesar de tudo e perante esta situação que ainda se vive em Gaza”.
A Espanha se retirou do concurso de 2026, realizado na Áustria, junto com Países Baixos, Islândia, Irlanda e Eslovênia. Uma nova retirada teria impacto na competição porque o país integra o grupo dos “Big Five”, formado pelas nações que mais contribuem financeiramente para a União Europeia de Radiodifusão e que têm acesso automático à final.
O governo espanhol declarou apoio à Palestina, e o primeiro-ministro Pedro Sánchez está entre os críticos de Israel. Sánchez classificou como genocídio as ações na Faixa de Gaza.
Desde o ataque conduzido pelo Hamas contra Israel, em 7 de outubro de 2023, o Ministério da Saúde de Gaza informou mais de 73 000 mortes durante os últimos três anos da operação militar israelense. O órgão também informou que ataques israelenses mataram mais de 1 300 pessoas no território palestino desde o cessar-fogo de outubro de 2025. As Nações Unidas consideram, em geral, confiáveis os números divulgados pelo ministério.
Irlanda e Países Baixos confirmaram boicote à Eurovisão 2027, que deverá ocorrer na Bulgária. A emissora irlandesa RTÉ afirmou que a participação do país não pode ser justificada diante da perda de vidas em Gaza e da crise humanitária. Martin Green, diretor da Eurovisão, disse lamentar a decisão, mas afirmou respeitá-la. A emissora neerlandesa AvroTros também anunciou o boicote, alegando incompatibilidade com “fiabilidade, independência e humanidade”.







