MADRI — Uma manifestação contra a crise habitacional e os despejos reuniu cerca de 70 000 pessoas, segundo dados oficiais, e até meio milhão, conforme estimativas não oficiais. O ato ocorreu neste domingo em Madri e terminou na Praça de Cibeles, para onde convergiram quatro colunas que partiram da Glorieta de Emilio Castelar, de Atocha, do Hospital de la Princesa e da Praça de Espanha.
Os participantes carregavam cartazes com a mensagem “Greve geral” e gritavam palavras de ordem contra o rentismo. O protesto foi pacífico e contou com presença policial. Também se juntaram à concentração pessoas acampadas havia uma semana na Puerta del Sol. No local, cerca de 2.000 pessoas cumpriam a sétima noite de acampamento.
Reivindicações e tensão em Valência
A mobilização foi convocada pelo Sindicato de Inquilinas, que reivindica redução de 50% dos aluguéis, contratos sem prazo definido e expropriação de imóveis pertencentes a fundos de investimento. Valeria Racu, porta-voz da entidade, afirmou que ainda não há data para uma greve geral, em negociação com outras organizações.
Em Valência, a marcha seguiu até o Palau de les Arts Reina Sofía, onde ocorria o congresso de investimentos imobiliários Valencia Real Estate Summit 2026. Parte dos manifestantes removeu barreiras e o cordão policial e lançou objetos contra agentes. A polícia respondeu com balas de borracha e gás lacrimogêneo. Algumas pessoas chegaram à parte superior do edifício.
Houve atos em Donostia, Cádis, Las Palmas de Gran Canaria, Lanzarote, Fuerteventura, Tenerife e Barcelona. Em Cádis, os organizadores disseram que o aluguel médio gira em torno de 900 euros e que a compra de uma moradia chega a 200.000 euros. Teruel terá uma manifestação neste domingo, às 18:30.
Em Barcelona, Luana Rocha, integrante do acampamento, disse que a permanência será por tempo indeterminado: “Estamos a caminho de uma greve geral”.
Disputa política sobre medidas habitacionais
O Congresso rejeitou na sexta-feira dois decretos habitacionais do governo. O primeiro recebeu 172 votos a favor e 178 contra; o segundo, 166 a favor e 184 contra. PP, Vox e UPN votaram contra, enquanto o Junts não apoiou os textos.
O primeiro-ministro Pedro Sánchez iniciou um período de reflexão sobre a possibilidade de antecipar as eleições. A oposição voltou a pedir um novo pleito. O Junts defendeu negociações com o PSOE, enquanto Míriam Nogueras chamou os decretos de “uma lei mal formulada”.
A manifestação teve origem no despejo de Maricarmen, uma mulher de 87 anos que se recupera em um hospital. O presidente da CEOE, Antonio Garamendi, disse respeitar os protestos, mas afirmou que consideraria ilegal uma eventual paralisação geral.







