São José dos Campos, Quinta-feira, 1 de outubro de 2026
Justiça

STJ avalia regras para fraturamento hidráulico em reservatórios de petróleo e gás

Corte decidirá em 8 de outubro se a técnica poderá ser usada em formações não convencionais no Brasil.

STJ avalia regras para fraturamento hidráulico em reservatórios de petróleo e gás

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) começou a discutir nesta quarta-feira 9 se autoriza a exploração de petróleo e gás de xisto por meio do fraturamento hidráulico, técnica conhecida como fracking. A decisão, prevista para 8 de outubro, terá validade em todo o país e tratará apenas de reservatórios profundos de rochas compactas, chamados de não convencionais.

O método consiste na injeção, sob alta pressão, de água, areia e produtos químicos para romper formações rochosas que concentram petróleo ou gás natural. Ambientalistas apontam riscos de contaminação de recursos hídricos e de ocorrência de abalos sísmicos.

O processo analisado pelo STJ começou há 12 anos, depois que a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) licitou áreas não convencionais no oeste do estado de São Paulo. O Ministério Público impediu a exploração. Embora a técnica já tenha sido usada em milhares de poços no Brasil, estados aprovaram leis que a proíbem, e a Justiça bloqueou projetos por razões ambientais.

Argumentos no processo

A ANP afirma que as normas ambientais em vigor são suficientes. A Petrobras informou ter realizado mais de 13 mil operações de fraturamento hidráulico no Brasil desde a década de 1960, “sem nenhum prejuízo ambiental”, segundo o advogado Frederico de Oliveira, representante da estatal.

O Ministério Público Federal afirma que “ainda existem incertezas científicas sobre riscos graves e potencialmente irreversíveis do fracking” e defende a exigência de estudo prévio que comprove a segurança da técnica. A Associação Interamericana para a Defesa do Ambiente (Aida) alertou para possíveis impactos sobre comunidades indígenas e fontes hídricas estratégicas na Amazônia.

A advogada Laura Fernandes, que defende os interesses do Estado no processo, argumentou que o Brasil enfrenta o declínio de suas reservas convencionais e pode perder a autossuficiência em 2040 se não desenvolver novas fronteiras terrestres.

O fracking foi proibido na França e na Alemanha. Na América Latina, é usado na Argentina e no Chile, enquanto Colômbia e México buscam implementar a técnica. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defende a redução gradual da dependência do petróleo, mas afirma que o país ainda precisa desses recursos para financiar a transição energética.

Texto produzido pela Redação Fato Aberto com apoio de inteligência artificial a partir de fontes públicas, com revisão editorial. Erros? Fale conosco.

Receba nossa newsletterUma seleção diária, direto na sua caixa de entrada.

As mais lidas

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5