Sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) sobre casos brasileiros não devem ser vistas apenas como decisões destinadas a reparar violações já ocorridas. Elas também identificam práticas, omissões, estereótipos e falhas institucionais que podem produzir novas vítimas, além de estabelecer critérios para evitar sua repetição.
Até 6 de agosto de 2026, a Corte havia publicado 22 sentenças de mérito relacionadas ao Brasil. Em 21 delas houve responsabilização. Uma 23ª decisão, sobre o caso das mães de Cabo Frio, já tinha sido proferida, mas ainda aguardava publicação.
O alcance das decisões
Segundo a formulação do jurista e juiz da Corte IDH Eduardo Ferrer Mac-Gregor, uma sentença contra o Brasil tem duas dimensões. A primeira é a coisa julgada, que obriga o Estado a cumprir integralmente as reparações determinadas no caso. A segunda funciona como parâmetro interpretativo para situações semelhantes.
Quando a Corte julga outro país, o Brasil não recebe as reparações nem fica submetido à coisa julgada daquele processo. Ainda assim, os fundamentos podem servir como referência interpretativa. A aplicação desse entendimento não é automática: exige a análise do contexto, da razão da decisão e do padrão de proteção formulado pela Corte.
A atuação internacional também pode reorganizar demandas que não avançaram internamente. Vítimas e organizações levam casos a Washington ou San José, sede da Corte IDH, e fazem com que os fatos retornem ao país sob a perspectiva do direito internacional. Nesse processo, a responsabilidade passa a ser relacionada às estruturas que permitiram a violação, e a reparação inclui a obrigação de impedir sua repetição.
Seis padrões identificados
A leitura conjunta das decisões sobre o Brasil revela seis padrões. Um deles envolve pessoas submetidas ao cuidado, à vigilância ou ao controle do Estado, como pacientes, pessoas presas e integrantes de movimentos sociais monitorados.
Outro está ligado à ditadura civil-militar e aos desaparecimentos, à tortura e às mortes. Esses casos mantêm deveres atuais de busca, verdade e justiça. Anistia, prescrição ou coisa julgada apenas aparente não podem converter o tempo em impunidade.
Há também decisões sobre conflitos no campo, marcados por ameaças contra trabalhadores rurais, pequenos produtores e defensores da reforma agrária, além de proteção insuficiente, investigações falhas e uso abusivo da força.
Um quarto conjunto trata da combinação entre gênero, raça, classe e idade. Os casos dos trabalhadores da Fazenda Brasil Verde, da fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus/BA, de Márcia Barbosa e de Neusa dos Santos Nascimento e Gisele Ferreira Gomes mostram que exploração do trabalho, risco, descrédito da vítima e discriminação no emprego não devem ser analisados por um único fator.
Nos territórios indígenas e tradicionais, os casos de Xucuru e Alcântara apontam que o reconhecimento formal de direitos não basta sem posse efetiva, titulação, consulta prévia, proteção cultural e igualdade racial.
O sexto padrão reúne violações atribuídas a agentes estatais, principalmente contra jovens negros e pobres, mulheres e moradores de periferias. Os casos da favela Nova Brasília, de Honorato, de Leite de Souza — sobre o desaparecimento de 11 jovens — e de Cley Mendes — referente à chacina do Tapanã, ocorrida em Belém em 1994 — mostram problemas em investigações dependentes da versão oficial e marcadas por estereótipos.
Aplicação no país
A repetição desses temas indica que instituições brasileiras ainda podem tratar como episódios isolados situações recorrentes de violência, discriminação e desproteção. O controle de convencionalidade exige comparar leis, decisões e práticas nacionais com a Convenção Americana e com a interpretação mais protetiva da Corte IDH.
Esse procedimento não deve se resumir à citação formal de precedentes. É necessário considerar por que determinadas ameaças são ignoradas, por que algumas vítimas recebem menos crédito e de que forma uma perícia conduzida pela instituição questionada pode comprometer a investigação.
A Recomendação CNJ nº 168/2026 e a Recomendação CNMP nº 96/2023 são apontadas como referências nesse caminho. A circulação da jurisprudência depende de traduções tempestivas, currículos, escolas institucionais, protocolos e decisões que expliquem sua relação com a Corte.
Melina Girardi Fachin é professora associada de direito constitucional, diretora da faculdade de direito e pesquisadora da UFPR nas áreas de direito constitucional, direitos humanos e sistema interamericano. Rafael Osvaldo Machado Moura integra o Ministério Público do Estado do Paraná e faz pós-doutorado no programa de pós-graduação em direito da UFPR, com atuação e pesquisa em direitos humanos e jurisdição constitucional.
As sentenças, portanto, registram violações e oferecem critérios para impedir que elas se repitam. O desafio é fazer com que esse conhecimento chegue às instituições responsáveis por aplicar o direito antes que novos danos ocorram.








